Felipe Moura Brasil é o novo colunista da Rádio Eldorado

Felipe Moura Brasil é o novo colunista da Rádio Eldorado

Jornalista estará ao vivo de segunda a sexta, no ‘Jornal Eldorado’, às 07h35

 

O time de comentaristas do ‘Jornal Eldorado’ vai ganhar um importante reforço a partir dessa segunda-feira, 28. O jornalista Felipe Moura Brasil passa a integrar a grade de atrações do principal jornalístico da Rádio Eldorado, em colunas de segunda a sexta, às 07h35.

Em mais de 18 anos de carreira, Felipe Moura Brasil acumula passagens por veículos como Veja, Crusoé, O Antagonista, Jovem Pan e BandNews FM. Além da Eldorado, ele também estará nas páginas do Estadão, em colunas que serão publicadas quinzenalmente no jornal impresso.

Batizada de “Análise dos Fatos”, a coluna na Eldorado servirá para discutir os principais temas que rondam o noticiário político do País, especialmente neste ano eleitoral. Com 15 minutos de duração, ela será num modelo de conversa, conduzido pelos âncoras do ‘Jornal’, Carolina Ercolin e Haisem Abaki. O ouvinte sempre terá à disposição o podcast da coluna, publicado em todas as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Apple e Amazon) e agregadores de podcasts.

* Qual é a sua expectativa para a estreia da coluna no ‘Jornal Eldorado’? Que tipo de assunto pretende abordar?

Em primeiro lugar, estou esfuziante por estrear em uma emissora de rádio que se manteve jornalística, trazendo informação e análise de qualidade, numa época em que propagandistas profissionais a serviço dos grupos políticos que estiveram ou estão no poder desinformam a população com seus microfones alugados e redes sociais.

O ‘Jornal Eldorado’ é um programa igualmente raríssimo, porque traz as notícias exclusivas de repórteres investigativos do Estadão, bem como os editoriais independentes do jornal impresso, em vez de se limitar à agenda do dia.

Além disso, tem uma equipe de apresentadores, colunistas e convidados que trata da realidade, não do universo paralelo da propaganda populista, e que convida à reflexão individual e consciente sobre os fatos, não à adesão tribal a narrativas falseadas.

Pretendo contribuir com essa reflexão, distinguindo clara e tecnicamente os elementos em jogo ao analisar cada episódio relevante do cenário político e cultural do país.

* Estamos em ano eleitoral, numa disputa que promete ser muito acirrada, dado o contexto político do Brasil nos últimos anos. Quais serão os desafios para essa cobertura?

O desafio é separar os fatos e a propaganda, e fazer a análise em cima dos primeiros e daquilo que se pode concluir a partir deles, sem jamais se curvar à gritaria turbinada pela segunda e às pressões decorrentes dela. O compromisso do jornalismo é com a verdade e com a moralidade pública, doa a quem doer. Quem teme eventualmente desagradar um segmento da população que cativou é agente político, não jornalista.

* O que você mais gosta ao "fazer rádio"?

O que mais gosto ao fazer rádio é da relação sincera de confiança e intimidade com os ouvintes, desenvolvida a partir da presença em sua rotina em determinado horário do dia e, sobretudo, do respeito à sua inteligência.

Neste sentido, estou muito feliz de comentar na Eldorado FM, de segunda a sexta, às 7h35 da manhã, porque é justamente a rádio dos melhores ouvintes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Escolhas mais recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE