Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Notícias » A importância da atitude

Estadão

Eugenio

02 Outubro 2009 | 14h35


(Foto: Matthieu Spohn)

É possível que uma das qualidades mais desejadas nas equipes de trabalho hoje seja, no jargão das organizações, a “atitude”.

Atitude é uma qualidade humana semelhante à iniciativa. Ela é carregar dentro de si um motor próprio, é não esperar pelas ordens nem negligenciar qualquer tarefa que – teoricamente − não é responsabilidade sua.

Atitude tem a ver com autonomia, responsabilidade, atenção e vontade.

Todos conhecemos o porteiro que só abre a porta e o outro que se prontifica a carregar a sacola. O motorista que só para o táxi e o outro que abre a porta e ainda reposiciona o banco. A secretária que se limita a dizer que o chefe não está e a outra que pergunta se ainda pode ajudar.

É gritante ver a diferença entre pessoas com atitude e zumbis. Eles dão a impressão de que estão ali forçados, de que preferem estar em outro lugar.

Aliás, atitude é um dos três componentes da fórmula da competência, junto com o conhecimento e com a habilidade. Conhecimento é o saber, habilidade é o poder e a atitude é o querer.

É bom lembrar que atitude é uma característica pessoal, mas também depende do exemplo e da cobrança dos líderes, pois são eles quem selecionam, capacitam e motivam a equipe.

Encontrou algum erro? Entre em contato