Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Notícias » Qual é a mais antiga cidade brasileira? Eis a questão.

Estadão

Geraldo Nunes

21 Julho 2009 | 16h03

A cidade mais antiga do Brasil conforme todos os historiadores e livros de história é São Vicente – SP, fundada por Martim Afonso de Souza em 1532.

Entretanto para o programa Brasil em Todos os Tempos que vai ao ar pela Rádio Eldorado fizemos uma pesquisa sobre as contradições que existem sobre as datas de findação das antigas cidades brasileiras.

Uma cidade de Santa Catarina, São Francisco do Sul, aparece como tendo sido fundada por franceses em 1504.

Mas repito, a informação que sempre tivemos é que São Vicente, de 1532, no litoral paulista, é a mais antiga cidade brasileira.

Inclusive a prefeitura local usa o slogan: ” Celula Mater da Nacionalidade”.

O historiador paraibano Josemir Camilo confirma:

“O primeiro agrupamento reconhecidamente como tal é São Vicente, fundada em 1532. Olinda é de 1537 e Salvador foi fundada em 1549.

Santos, é de 1543, o Rio de Janeiro, de 1565 e São Paulo de 1554.

Em 1585 se dá a fundação da Paraíba, no lugar onde hoje está a cidade de João Pessoa.

Portanto, contradizendo até o que já foi dito por um entrevistado neste programa da Rede Eldorado, João Pessoa não é a terceira cidade mais antiga do Brasil, assim como São Francisco do Sul não pode ser encarada sequer como povoado em 1504.

Franceses passaram por lá, mas a primeira cidade brasileira fundada por franceses é São Luís – MA.

Óbvio também que os portugueses, desestimulados pelo Tratado de Tordesilhas, só vieram a colonizar nosso país, trinta anos depois do descobrimento, permitindo assim, ocupações francesas e holandesas ao longo da costa brasileira, estes ainda mais descontentes por não terem sido incluídos nesse tratado que beneficiou somente Espanha e Portugal.

Deste modo, o lugar onde hoje está São Francisco do Sul, em Santa Catarina, foi ocupado por franceses, expulsos mais tarde pelos portugueses que então formaram o primeiro núcleo colonizador, mas isto bem depois.

Agradeço a participação de todos  e acrescento que já sabia que haveria polêmica, por isso busquei a consulta de um historiador.

Entretanto, a exuberância de São Francisco do Sul, merece ser destacada nas fotografias que apresento abaixo.

Quero um comentário seu. Participe também: gerald.nunes1@gmailcom

Encontrou algum erro? Entre em contato